Carros híbridos são mais seguros para motoristas e menos seguros para pedestres, é o que apontou recente estudo publicado pelo HLDI, um braço do IIHS, instituto norte-americano que trabalha em torno de segurança viária. A pesquisa foi realizada em 25 modelos híbridos e um carro com motor a combustão.
O estudo contatou que o motorista de um carro híbrido tem 25% menos chance de ser ferido em uma colisão do que em um carro convencional, um dos fatores para o veículo híbrido ser mais seguro para o motorista é o peso, que em média costuma ser de 10% a mais que nos modelos a combustão. Esse fator é uma vantagem em relação aos modelos convencionais no momento da batida, outros fatores também foram levados em consideração, como a forma de guiar um híbrido.
Se por um lado o híbrido é mais seguro para o motorista, o mesmo não se pode afirmar para o pedestre. Os híbridos utilizam motores elétrico e a combustão, quando o carro está em movimento usando somente o motor elétrico não emite ruídos, trabalha em silêncio e consequentemente não desperta atenção do pedestre por exemplo no momento de atravessar uma rua, aumento o risco de atropelamento. Marcas como Toyota e Lexus colocarão nos seus próximos modelos elétricos/híbridos uma espécie de alerta sonoro para evitar acidentes.
Fonte/imagem: Site Car Magazine Brasil
Link: http://carmagazine.uol.com.br/curiosidades/hibridos-sao-menos-seguros-para-pedestres-diz-estudo