Wednesday, November 16, 2011

Conheça os 10 modelos de rodas que marcaram época no mundo automotivo.


As rodas de um carro além de suas funções óbvias, podem proporcionar uma aparência positiva ou negativa levando em consideração ao conjunto da carroceria. As rodas são como se fossem os sapatos e o carro o traje, ou seja, devem estar em perfeita harmonia.

Para mostrar o quanto importante é a roda de um carro, a Quatro Rodas publicou reportagem interessante sobre o assunto. Na edição de outubro de 2010, a revista enumerou 10 modelos que marcaram época no mundo automotivo.

Além da beleza, as imagens exibem a tentativa dos desenhistas em proporcionar uma harmonia ao conjunto do carro e funcionalidades eficientes, como por exemplo a refrigeração para os freios e metais empregados na fundição da roda.

Mesmo sendo uma reportagem de 2010 vale a pena conferir. Os comentários em cada imagem estão na íntegra e são da própria Quatro Rodas.

PORSCHE - Durante a Segunda Guerra Mundial, a Porsche era responsavel pela construção dos tanques Panzer, cujas rodas forjadas eram obra da Otto Fuchs Metallwerke. As duas empresas trabalhariam juntas 20 anos depois, na primeira roda de alumínio forjado para o 911.

CITROËN - André Lefèbvre surpreendeu o mundo com o Traction Avant, um dos ícones franceses. Sob o comando da Michelin, a Citroën criou as rodas Pilote, mais leves que as de aço estampado e dotadas de um único elemento central de fixação.

CADILLAC - O Eldorado de 1955 trazia detalhes da era espacial: ogivas, rabos-de-peixe e as caríssimas Kelsey Hayes, cujo desenho imitava as aletas de uma turbina. Com centro de alumínio rebitado num aro de aço, eram frágeis. Duraram só até 1959.

BMW - Ícone dos anos 80, revolucionou pelo tipo de construção: o centro de alumínio forjado era afixado ao aro de alumínio (formado por duas peças) por 34 parafusos de inox. Era uma das marcas registradas do BMW M 635 CSi e de outros esportivos alemães.

PONTIAC - No início dos anos 60, o freio a disco era um item raro, quase exótico. Para refrigerar melhor o tambor de freio, a Pontiac simplificou a roda, eliminando o centro e tornando-a um simples aro de aço, afixado por oito parafusos.

FERRARI - A 206 GT era na essência uma Ferrari mais acessível, criada a fim de gerar receita para manter a equipe de corrida de Maranello. A roda de magnésio Cromodora foi a primeira a ser oferecida a um preço razoável, virando logo um sucesso mundial.

BUGATTI - O tipo 35 foi o primeiro carro com roda de liga de alumínio, em 1924. Raiada, era integrada ao tambor de freio, para dissipar melhor o calor e reduzir a massa não suspensa, aumentando a eficiência da suspensão e dos freios.

ALFA ROMEO - O RL de 1922 foi o primeiro Alfa Romeo com rodas raiadas de cubo rápido, fabricadas por Carlo Borrani, bem mais leves que a versão comum de aço. Por isso passaram a ser item padrão da maioria dos esportivos até a década de 60.

LAMBORGHINI - Como bom esportivo dos anos 60, o Lamborghini 350 GT nasceu com rodas raiadas Borrani. Mas elas se mostraram incompatíveis com a nova geração de pneus radiais, mais largos. A solução veio da Campagnolo: rodas fundidas de magnésio.

LANCIA - projeto de Vittorio Jano, o cupê Aurelia B20 inovou em 1951 com o primeiro V6 de larga escala. Os pneus radiais eram montados em rodas Borrani Bimetal: o centro era de aço estampado e o aro, de alumínio forjado.
Link da reportagem:
 
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